Normas para publicação na Revista Ao pé da Letra

1. Disposições Gerais

Os textos submetidos devem resultar de trabalhos realizados em disciplinas e em projetos e grupos de pesquisa e iniciação à docência na área de Letras. Os gêneros aceitos para publicação pela revista Ao Pé da Letra são: artigos, resenhas, ensaios e traduções de gêneros acadêmicos (ex: artigos, resenhas e ensaios).  Os textos devem vir acompanhados de uma carta de recomendação do professor orientador. Os textos recebidos serão submetidos á avaliação, cabendo a decisão final sobre a publicação ao Comitê Editorial. Os textos devem estar de acordo com as novas regras da ortografia portuguesa. Os originais não serão devolvidos aos autores.

ATENÇÃO! Serão devolvidos aos autores os textos que não obedecerem às normas aqui estabelecidas.

2. IDIOMAS

Os textos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês, devendo apresentar um resumo em língua portuguesa e também em língua estrangeira com, no máximo, 100 palavras.

3. LAUDAS

No que concerne à quantidade de laudas, o texto deve seguir as orientações, de acordo com o gênero escolhido:

  1.  Artigos e ensaios: entre 10 e 15 laudas;
  2.  Resenhas: entre 3 e 8 laudas;
  3. Traduções: devem adequar-se ao gênero traduzido, não ultrapassando, porém, o limite máximo estabelecido de laudas (10 a 15).

Os textos poderão conter apenas um anexo de, no máximo, uma página, não incluído no total de laudas estabelecido para os textos.

4. LAYOUT DAS LAUDAS

Os textos devem ser apresentados em tamanho A4, margens superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, e no programa Word for Windows, seguindo os critérios descritos a seguir.

Pedimos que textos produzidos em formato .docx das versões superiores ao pacote Office 2003 sejam convertidos para o formato .doc antes do envio.

5. NORMAS DE FORMATAÇÃO

Fonte: estilo Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento 1,5, ênfases apenas em itálico (não sublinhado ou negrito).

Título: centralizado, estilo Times New Roman, corpo 12, sem negrito ou itálico.

Autor: duas linhas abaixo do título, centralizado e seguido de asterisco (*). Este remete a uma nota de rodapé contendo a identificação da disciplina ou projeto de pesquisa, de extensão, de iniciação à docência em que realizou o trabalho, acrescido também do nome da instituição de ensino a que está vinculado e nome do orientador. Após este primeiro rodapé de identificação, os rodapés seguintes deverão ser numerados a partir de 1 (Conforme modelo disponibilizado mais abaixo).

Tópicos: devem estar numerados (numeração arábica, conforme modelo disponibilizado no site) a partir da introdução e em negrito com a primeira inicial maiúscula. Os subtópicos, por sua vez, devem ser numerados e em negrito.

Notas de rodapé: em pé de página, numeradas a partir de 1, estilo Times New Roman, corpo 10, justificado, espaçamento 1,0. As notas não devem ser usadas para referência bibliográfica.

Referências no corpo do texto: As referências no corpo do texto devem ser feitas entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, conforme modelo da ABNT. Exemplo: (BECHARA, 1999, p.183); (NUNES, 2008, pp.32-33); (NUNES, 2008) etc.

Citações: As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo à esquerda de 4,0 cm, corpo 11 e entrelinhas simples, separando-as do corpo do texto com um espaço antes e outro depois. As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas, segundo modelo da ABNT.

Resumo: Obrigatório apenas para artigo, na língua em que tiver sido escrito. Colocado duas linhas abaixo do nome do autor, estilo Times New Roman, corpo 11, espaço simples, justificado. O resumo deve obrigatoriamente conter os seguintes elementos: objetivo do estudo, aporte teórico, metodologia adotada, síntese dos resultados. Pode ter no máximo 100 palavras.

Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula e ponto final na última delas.

Imagens e Tabelas: As imagens utilizadas no texto precisam ser enviadas em arquivos separados do arquivo .doc, com resolução mínima de 300 dpi e dimensões mínimas de 1024×768 pixels. Capturas da internet devem utilizar softwares adequados (ex: Picasa, Photoshop etc.) e finalizadas em formato .jpg, .png ou .tiff. As capturas de internet precisam trazer a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Todas as imagens precisam ser creditadas e suas fontes mencionadas.

Observações:

Em caso de resenha ou tradução, coloque, abaixo do título, a referência bibliográfica e, em seguida, o nome do autor da resenha ou tradução.

Deve-se seguir um resumo em língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês), seguido das palavras-chave também em língua estrangeira.

Os direitos autorais das imagens devem ser respeitados. A revista não se responsabilizará por problemas dessa natureza.

Referências bibliográficas: Ao final do artigo, digitar a expressão REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. As referências deverão seguir as normas da ABNT. Autores devem estar em ordem alfabética, sem numeração das entradas e sem espaço entre as referências. Na segunda entrada de um mesmo autor, seu nome é substituído por um traço de cinco toques. O principal sobrenome de cada autor, digitado em maiúsculas, seguido de vírgula e dos demais nomes. Título de livro ou revista deve vir em itálico. Local da publicação, editora e ano.

Exemplos de referência de livro:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999. ______. Lições de Português pela análise Sintática. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

Exemplo de referência de artigo ou revista:

LOPES, Célia Regina dos Santos. Nós e a gente no português culto do Brasil. D.E.L.T.A. 14(2), 1998, pp. 405-422.

Exemplo de referência de artigo de coletânea:

MAHER, Tereza Machado. Sendo índio em português. In SIGNORINI, Inês (Org.) Lingua(gem) e identidade. São Paulo: Mercado de Letras, 1998, pp. 115-138.

Modelos de trabalho

Submissão de arquivos

ATENÇÃO!

  • Somente submeta arquivos após a leitura clara das normas de publicação.
  • Só serão aceitos os arquivos que estiverem dentro das normas.
  • Os arquivos devem ter no máximo 2 megabytes de tamanho.
  • Para enviar seu arquivo: revistaaopedaletra.ufpe@gmail.com