paginas-de-aopedaletra

Sobre a Revista

A Revista Ao Pé da Letra recebe, continuamente, trabalhos para serem publicados em dois volumes anuais, nos meses de julho e dezembro. Para volumes especiais, faz-se chamada suplementar e publicação pontual. Os textos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista.

Para maior agilidade, solicita-se que sejam observadas rigorosamente as normas para o envio dos arquivos. As informações completas sobre envio podem ser encontradas na seção Como publicar.

Política Editorial

O Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, em 1998, criou a Revista Ao Pé da Letra com os objetivos: (i) estimular e valorizar a escrita acadêmica dos futuros professores e pesquisadores na área de Letras, (ii) legitimar a escrita acadêmica em línguas materna e estrangeira e (iii) divulgar as pesquisas realizadas em diferentes IES no Brasil, possibilitando o intercâmbio entre alunos e professores de graduação.

Em setembro de 2012, a editoria de Ao Pé da Letra ampliou, mais uma vez, os gêneros acadêmicos que integram sua linha editorial, passando a publicar, além de artigos científicos, resenhas e ensaios, traduções desses gêneros.

Ao Pé da Letra é uma publicação semestral que se destina a divulgação de trabalhos, de cunho teórico e aplicado, realizados por alunos de graduação em Letras do país. Os textos enviados para publicação são submetidos a dois pareceristas. Caso haja opiniões divergentes entre esses avaliadores, o texto será avaliado por um terceiro. Os pareceres são encaminhados para os autores e professores orientadores e somente serão publicados os textos aceitos por dois pareceristas.

Histórico

No final de 1998, a professora Angela Paiva Dionisio, da UFPE, apresentou ao Departamento de Letras a proposta de criação de uma revista voltada especificamente para os estudantes de graduação em Letras. Era uma aposta na valorização de futuros pesquisadores. Alunos e professores apoiaram a ideia e se dedicaram à produção do primeiro número da Revista Ao Pé da Letra.

O nome da revista foi escolhido através de um concurso entre os alunos do Departamento. Foram apresentadas 23 sugestões, das quais o Conselho Editorial selecionou três, submetendo-as a uma votação entre professores e alunos de Letras. A sugestão com maior número de votos batizou a revista.

Criada em dezembro de 1998, a Revista Ao Pé da Letra lançou seu primeiro volume em dezembro de 1999 e em mais de quinze anos de publicação ininterrupta, já publicou centenas de artigos científicos, oriundos de projetos de pesquisas e resultantes de trabalhos acadêmicos desenvolvidos em disciplinas curriculares.

“Se as áreas de Letras e Linguística contam hoje, no Brasil, com mais de 70 revistas, dos mais diversos formatos e tendências, registrando regularmente a produção de seus pesquisadores, esta é a terceira ou quarta revista de Letras integralmente dedicada à publicação de trabalhos de graduandos”

Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) em seu texto de apresentação do Volume 1 da Revista Ao Pé da Letra em 1999.